março 23, 2006

 

Muitas novidades!

Época de GDC é sempre assim... novidades de todos os lados. Ainda estou guardando um post geral pra depois da feira, mas nada impede de dar uma palhinha agora. Algumas das últimas:


Documentando a Inovação: Alguns estudantes do Entertainment Technology Center da CMU, numa iniciativa bastante inovadora por si só, criaram um Wiki para documentar todas as inovações ao longo da história dos jogos eletrônicos - The Game Innovation Database. Para uma mídia cuja história é mantida e registrada quase que unicamente como hobby de uns poucos malucos, essa iniciativa é mais do que bem-vinda. Além de tudo, o fato de ser aberto à contribuição, aliado à natureza bastante controversa do assunto (o que é, afinal, inovação e o que não é?), faz dessa base de dados um palco infalível de acalorados e interessantes debates. É esperar pra conferir.

Darwinia vence o Independent Games Festival 2006: Nem é lá grande novidade, o jogo é tão bom que já é até vendido pelo Steam - o sistema de distribuição da Valve. Mas isso só reforça o mérito dessa pérola de Game Design. Além do prêmio principal, Darwinia arrematou também as categorias Exclência Técnica e Inovação em Artes Visuais. Também vencedores foram Braid (na categoria Inovação em Game Design), Weird Worlds: Return to Infinite Space (na categoria Inovação em Audio), o hilário Dad n' Me (na categoria Melhor Jogo de Browser Web) e o MMORPG francês totalmente baseado em Flash, Dofus (vencedor do Prêmio da Audiência, através de votação no site GameSpot)

Para Mostrar pro Chefe: Essa última não é da GDC, e nem é tão recente assim, mas vale a pena linkar: essa matéria fala da interessante relação entre jogos e eficiência profissional. Muito bem escrita e eficiente, de um modo resumido. Vale conferir (ah, e é em português).


Por enquanto é só. Até o próximo boletim extraordinário!

março 20, 2006

 

GDC 2006

Só para lembrar que começou a GDC 2006, o mais importante evento de desenvolvedores de jogos no ocidente.

Notícias pipocam a todo momento, então não vou ficar traduzindo todas elas. Depois do evento eu posto um resumo das mais importantes aqui.

Em notícias não-relacionadas, agora o blog tem um contador de page views, pra eu saber se estou falando sozinho ou não ;)

março 13, 2006

 

Festivais e mais festivais

De volta da CDG, que foi muito interessante, e aonde eu descaradamente promovi este humilde blog a pessoas mais inteligentes e experientes do que eu, na tentativa de elevar o nível da discussão aqui proposta. Aos leitores que estão entrando aqui pela primeira vez, muito bem-vindos!

Também aproveito para passar adiante a convocação para o Game Weekend, iniciativa do NCE, o núcleo de computação eletrônica da UFRJ. O evento acontece dia 13 de maio (sábado), das 9 às 13 horas, no próprio NCE (ilha do fundão, prédio do CCMN), e consistirá em uma série de 4 palestras, respectivamente, Game Design, Game Engines, Computação Gráfica e Inteligência Artificial.

A participação está limitada aos 70 primeiros inscritos pelo site, e a entrada é mediante doação de 1kg de alimento não-perecível. O NCE também emitirá um certificado aos participantes.

Pessoalmente, eu recomendo principalmente a palestra de IA, ministrada pelo professor Adriano Cruz, com quem já tive o prazer de ter aula e é um dos grandes pesquisadores da área de Inteligência Artificial no Brasil. E quem esteve na CDG sabe que IA é uma das grandes tendências atuais no mundo dos games.

Por fim, quero direcioná-los ao site da ICON Games, a produtora do meu veterano de curso José Lucio "Slotman", cujo primeiro jogo, Penguin Racer, foi vencedor do I Festival de Jogos Indepententes, durante a SBGames 2004 em Curitiba, e cujo Bola de Gude, após ter ficado em segundo lugar - por diferença de um único voto - na segunda edição do mesmo festival (o vencedor foi o Pequeno Guardião do Tempo, dos meus amigos da Minhoca Games), foi agora o vencedor do Festival de Jogos Acadêmicos 2006. Dá pra notar que o trabalho do cara é alto nível, né? Não deixem de conferir.

março 09, 2006

 

Abaixo assinado

Hm, descobri hoje esse abaixo-assinado pela diminuição de impostos sobre jogos eletrônicos, o qual já está devidamente assinado e divulgado.

Ainda mantenho que esse é apenas um dos muitos passos necessários para recuperar o mercado de jogos eletrônicos do limbo onde se encontra atualmente, e tenho certeza que isso iria contribuir muito para diminuir a pirataria, contanto que acompanhado de um marketing esforçado por parte das publishers. Pode não ser a solução mágica que todos imaginam, mas é definitivamente um começo.

Portanto, assinem lá e mostrem que tem bastante gente disposta a comprar jogos originais caso eles baixem de preço! E boa sorte para todos nós.

março 08, 2006

 

Estamos de volta!

Após um breve período de férias (desculpem não avisar), o blog está de volta, e bem a tempo da CDG Rio 2006, que acontece dias 10, 11 e 12 de Março no Sofitel Copacabana. O evento é obrigatório para interessados e aspirantes ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, e mesmo para quem só curte jogar, esse ano estará acontecendo, paralelamente à CDG, o GameZone, uma pequena exposição com campeonatos e stands de desenvolvedores de jogos. As inscrições podem ser feitas no site. Não deixem de ir!

E para os paulistas, vale lembrar que o I Festival Universitário de Games, na PUC-SP, acontece de 1 a 4 de Julho, e o regulamento já está no site.

É isso aí. Não basta ser Game Designer, tem que participar! :P

This page is powered by Blogger. Isn't yours?